O corpo técnico-administrativo é constituído pelos colaboradores que atuam nos diversos setores da Instituição, dando sustentação às atividades demandadas pela Faculdade.
O corpo de tutores da FMP faz parte do corpo técnico administrativo.
CARGOS | QUANTIDADE |
---|---|
Analista Administrativo I | 11 |
Analista Administrativo II | 5 |
Analista Administrativo III | 9 |
Analista Administrativo Junior | 4 |
Assistente Administrativo I | 8 |
Assistente Administrativo II | 5 |
Assistente Administrativo Júnior | 1 |
Auxiliar Administrativo I | 8 |
Auxiliar Administrativo II | 5 |
Auxiliar Administrativo III | 3 |
Auxiliar de Copa | 1 |
Auxiliar de Limpeza e Higienização I | 3 |
Auxiliar de Limpeza e Higienização II | 5 |
Auxiliar de Limpeza e Higienização III | 3 |
Auxiliar de Manutenção II | 1 |
Auxiliar Administrativo Junior | 2 |
Coordenador I | 8 |
Coordenador Junior | 3 |
Encarregado | 1 |
Gerente Administrativo Financeiro III | 1 |
Gerente Escrituração e Registro Acadêmico III | 1 |
Jovem Aprendiz | 3 |
Supervisor I | 5 |
Supervisor II | 1 |
Encarregado | 1 |
TOTAL | 98 |
Não existe previsão de expansão de corpo técnico-administrativo no âmbito deste PDI.
A contratação de pessoal técnico-administrativo está vinculada às necessidades explicitadas e aprovadas pela Mantenedora relacionadas ao apoio e à gestão das atividades acadêmicas e administrativas e de acordo com o Plano de Carreira Técnico-administrativo em vigor.
A contratação de mediadores pedagógicos e tutores estará vinculada à capacidade do colaborador em contribuir para a formação do egresso com o perfil definido no projeto pedagógico da pós-graduação lato sensu.
Para compor seus quadros, a Instituição buscará, preferencialmente, tutores e mediadores pedagógicos especialistas, mestres e doutores com formação adequada aos Projetos Pedagógicos dos cursos e experiência profissional na modalidade de educação a distância.
Entende-se como adequação do mediador pedagógico ao Projeto Pedagógico do curso a sua capacidade em contribuir, de forma efetiva, para a orientação dos alunos na construção dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Isto significa, em termos gerais, a contribuição para a formação de profissionais aptos a tomar decisões, fundamentadas em princípios científicos, com atitudes profissionais dentro dos preceitos da ética e da responsabilidade social.
A forma de contratação e os critérios de avaliação de desempenho serão regulamentados, em item específico, pela Instituição, no Plano de Carreira correspondente.
Os tutores e mediadores pedagógicos serão classificados quanto à atuação nas modalidades a Distância e Presencial:
Definição: o mediador pedagógico, no exercício da função não docente, participa ativamente da prática pedagógica. É um profissional graduado na área do curso, devidamente capacitado para uso das Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs, que atua a partir da instituição e por meio do ambiente virtual de aprendizagem, medeia o processo pedagógico entre estudantes geograficamente distantes.
Atribuições:
Definição: o tutor presencial, no exercício da função não docente, participa ativamente do suporte operacional, administrativo e logístico do curso. É um profissional graduado na área do curso, devidamente capacitado para uso das TICs, que atende aos alunos nos polos, em horários preestabelecidos.
Atribuições:
Serão selecionados, dentre os candidatos inscritos, os currículos que apresentarem titulação compatível, experiência na área profissional correlata ou na atividade de tutoria e possibilidade de participação em programas específicos de treinamento da FMP.
Após a seleção de curriculum o candidato submeter-se-á à entrevista técnica com o líder do Núcleo de Educação a Distância, entrevista comportamental com o RH da Instituição, bem como testes de avaliações psicotécnicas para contribuir na realização do parecer final das entrevistas.
A contratação é de responsabilidade da Entidade Mantenedora com critérios adequados à legislação trabalhista.
O Corpo de tutores e mediadores pedagógicos da FMP será constituído de profissionais, preferencialmente, com no mínimo a titulação de especialista.
Titulação | Quantidade | Percentual |
---|---|---|
Doutor | 24 | 63,16% |
Mestre | 13 | 34,21% |
Especialista | 1 | 2,63% |
TOTAL | 38 | 100% |
O processo de recrutamento e seleção da FMP dá-se mediante a identificação/mapeamento das solicitações de aumento e/ou reposição do quadro de pessoal, assim como da definição da necessidade de contratar novos colaboradores e da decisão de quantos e quais cargos serão providos na Instituição.
O Plano de Carreira do corpo técnico-administrativo é destinado a estabelecer critérios para o preenchimento de vagas e a organizar os cargos, tendo por base a gestão de talentos, assegurando a continuidade das ações administrativas e financeiras e a excelência dos serviços prestados pela Instituição. Este documento estabelece as possibilidades de promoção, horizontal e vertical e, o regime de trabalho que está de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, pela qual são regidos todos os contratos. O Plano de Carreira contempla, ainda, as possibilidades e critérios para as promoções e as metodologias que serão utilizadas para a avaliação de desempenho.
A fim de auxiliar os colaboradores a descobrir e desenvolver seus talentos, gerenciar sua carreira, crescer profissionalmente e se desenvolver como pessoa, a Instituição tem como políticas e práticas de qualificação os processos descritos abaixo:
A Política de Capacitação e Qualificação de Tutores da FMP tem por objetivo desenvolver e manter a qualidade corpo de Tutores que atuam na IES e está estruturada em: apoio à qualificação e titulação de tutores; incentivo à participação em eventos científicos, em Pesquisa/Iniciação Científica e Extensão e cursos de aperfeiçoamento e capacitação.
Para ingressar na política de qualificação, o tutor deve apresentar justificativa ao gestor do Núcleo de Educação a Distância e o plano de estudos. O tutor deverá apresentar relatório após o término das atividades.
A política de capacitação/aperfeiçoamento do corpo de tutores da FMP visa agregar o domínio do conhecimento científico específico de sua área e as competências pedagógicas necessárias ao exercício da tutoria. Para tanto, existe a constante preocupação no sentido de implementação de programas de capacitação, com vistas ao melhor desempenho pedagógico na tutoria a distância.
Esse programa prevê a capacitação nos seguintes temas:
A Avaliação da atuação dos tutores ficará a critério do Gestor do NEAD e da CPA. Os Instrumentos de avaliação da CPA serão aplicados para cada uma das disciplinas mediadas pelo tutor.
Copa/Cozinha – disponíveis nos 6º; 9º e 10º andares: com geladeira e micro-ondas.
Bistrô – 11º andar: para lanches e almoço.
Sala de Descanso – 6º andar: possui sofá e televisão.
Farmacinha/KIT Primeiros Socorros – 9º andar.
Equipe SOS/Área Protegida: temos cobertura da “Área Protegida Unimed” para os casos de necessidades de atendimento de urgência e emergência.
Biblioteca – Recanto Literário – 6º andar: acervo literário exclusivo para colaboradores.