loader image
Carregando...

Capítulo IV

Gestão do Corpo Docente

4.1 O Corpo Docente da FMP

O corpo docente da Faculdade é constituído por professores portadores de título de pós-graduação. Independente desse contexto há a preocupação com a Formação Continuada Docente, ou seja, a atualização e a qualificação dos professores para todas as suas funções na Faculdade.

Além da titulação, a Faculdade contempla a experiência do magistério superior em conjunto com a experiência profissional de atuação diversa na área do Direito, na qual os professores exercem ou exerceram atividades como promotores de justiça, juízes, procuradores, advogados. Assim, com sua expertise de atuação profissional, contextualizam e enriquecem a formação oferecida no curso de graduação e nos de pós-graduação, bem como nos programas de pesquisa e na extensão.

A seleção de pessoal docente da Faculdade de Direito da FMP é realizada por processo criterioso e devidamente divulgado. O processo avalia os candidatos a partir da efetiva capacidade didática e técnica, bem como em função da titulação, nos termos do respectivo Edital aprovado pela Direção Superior da Faculdade de Direito da FMP, atendido o Plano de Carreira Docente. A forma de contratação e os critérios de avaliação de desempenho são regulamentados pela Instituição também no Plano de Carreira Docente.

A Faculdade tem expressivo percentual de docentes em tempo integral e parcial que se dedicam ao atendimento das atividades que demandam as finalidades institucionais, como:

  • aulas na graduação, na pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e EAD, no programa de pós-graduação stricto sensu, além dos cursos preparatórios para a carreira do MP, também nas modalidades presencial e EAD;
  • orientação de trabalhos de conclusão de curso e atividades e eventos de extensão;
  • desenvolvimento de pesquisa e de grupos de estudo e pesquisa, para inserção do aluno na iniciação científica e para fomentar a pós-graduação stricto sensu;
  • participação no Núcleo Docente Estruturante, Colegiado Superior e no Colegiado de Curso, espaços institucionais que realizam discussões riquíssimas para a construção e a atualização dos temas que são foco de estudo na Faculdade.
Situação Atual
a. Titulação do Corpo Docente
Titulação – Tema Vermelho
Titulação Quantidade Percentual
Doutor2463,16%
Mestre1334,21%
Especialista12,63%
TOTAL38100%
Fonte: Assessoria Direção e Coordenação de Curso – 2025
b. Regime de Trabalho

Para o desenvolvimento das atividades docentes, a Faculdade de Direito da FMP adota os seguintes Regimes de Trabalho, de acordo com as normas do Ministério da Educação:

A

Regime de Tempo Parcial - Docentes contratados para prestação de doze (12) ou mais horas semanais de trabalho, na mesma instituição, nelas reservado, pelo menos, vinte e cinco por cento (25%) do tempo para estudos, gestão, extensão, pesquisa, planejamento, avaliação e orientação de alunos;

B

Regime de Tempo Integral - Docentes contratados para prestação de quarenta (40) horas semanais de trabalho, na mesma instituição, nelas reservado o tempo de, pelo menos, vinte (20) horas semanais para estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, planejamento e avaliação;

C

Horistas – Docentes contratados pela instituição, exclusivamente, para ministrar horas-aula, independentemente da carga horária contratada, ou que não se enquadrem em outro regime de trabalho, nelas reservado, pelo menos, dez (10%) do tempo para atividades extraclasse.

As horas de trabalho não utilizadas como carga didática do docente serão cumpridas de acordo com o Plano de Ensino, observadas as seguintes atividades extraclasse:

  • Preparo de aulas;
  • Trabalhos acadêmicos e complementares à docência;
  • Desenvolvimento de estudos, pesquisa e atividades de extensão;
  • Atendimento e orientação ao aluno;
  • Preparação e correção de provas e exames;
  • Participação em bancas de TCC;
  • Administração acadêmica.
Regime de Trabalho do Corpo Docente
Tabela Regime de Trabalho – Tema Vermelho
Regime de Trabalho Quantidade Percentual
Integral1950%
Parcial1642,11%
Horista37,89%
Total38100%
Fonte: Assessoria Direção e Coordenação de Curso – 2025

4.2 Composição e Expansão do Corpo Docente

Não existe, no âmbito deste PDI, previsão de novos cursos de graduação presenciais e os cursos de pós-graduação a serem instituídos, utilizarão os mesmos contratados.

4.3 Gestão do Corpo Docente

4.3.1 Políticas de Contratação Docente

A contratação de docentes para a FMP é feita observando-se os seguintes aspectos:

• Postura ética;

• Formação Acadêmica adequada aos objetivos definidos no PPCs dos cursos;

• Experiência Profissional compatível que, aliada à formação acadêmica, possa contribuir para a formação do egresso com o perfil específico definido no PPCs, nas DCNs de Direito e no Projeto Pedagógico Institucional.

Entende-se como adequação do docente ao Projeto Pedagógico do Curso a sua capacidade em contribuir, de forma efetiva, para a orientação dos alunos na construção dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Isso significa, em termos gerais, a contribuição para a formação de profissionais aptos a tomar decisões, fundamentadas em princípios científicos, com atitudes profissionais dentro dos preceitos da ética e da responsabilidade social.

Em princípio, coloca-se o Mestrado como titulação mínima exigida para o ingresso do docente na FMP. A dificuldade encontrada em algumas áreas, de pessoal titulado com experiência profissional sólida no mercado, permite, excepcionalmente, a alteração desse critério.

4.3.2 Plano de Carreira do Corpo Docente

O Plano de Carreira Docente é o instrumento que regulamenta os procedimentos operacionais da política de pessoal docente da FMP. As finalidades deste plano são:

• Regulamentar o ingresso, os direitos, vantagens, deveres e responsabilidades do corpo docente;

• Estimular o professor para o exercício eficaz e eficiente das funções que lhe cabem desempenhar;

• Determinar os regimes de trabalho docente e estabelecer a estrutura salarial da Instituição.

4.3.3 Programa de Aperfeiçoamento / Qualificação Docente

4.3.3.1 Qualificação Docente

Apoio da FMP à qualificação de Docentes

• Em programa de Mestrado e Doutorado: A FMP possui o Programa de Mobilidade Acadêmica que inclui em seus convênios a possibilidade de realização de mestrado, doutorado e principalmente pós-doutorado, aos docentes da Faculdade. A FMP é conveniada com a Facultà de Giurisprudenza della Universitá Degli Studi - Roma TRE, na cidade de Roma, Itália e com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal.

• Na participação de eventos acadêmicos como encontros, conferências e congressos:

Compõe o orçamento, rubrica especial para apoio à participação de docentes, com trabalhos aprovados em encontros, conferências e congressos da área jurídica, de âmbito nacional ou internacional.

4.3.3.2 Capacitação Pedagógica

O corpo docente conta com a intervenção do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, para a formação continuada e acompanhamento da prática docente, nas seguintes propostas:

Acolhimento:
acolhimento, orientação e auxílio aos docentes admitidos para o bom desempenho das suas funções, apresentando a estrutura organizacional, técnica e pedagógica.
Capacitação:
considerando a necessidade de valorização e aprimoramento dos professores, bem como a atenção às constantes mudanças do cenário educacional, o NAP elaborou um projeto contínuo de capacitação docente. As atividades são dispostas no calendário letivo, as quais abrangem temas norteadores a considerar as demandas institucionais, de mercado e de estratégias pedagógicas. A capacitação envolve convidados, palestrantes e a equipe do Núcleo, desenvolvendo cada proposta de intervenção, e também, considera assuntos convenientes e sugeridos pelo grupo de professores. A partir da avaliação das atividades, e em planejamento com a equipe diretiva da faculdade, o projeto é potencializado e adequado para novas edições.
Atendimento:
contribuição e orientação aos professores, por solicitação, na organização do planejamento de ensino, na metodologia adotada, na definição dos critérios de avaliação, na escolha dos instrumentos avaliativos e de ensino de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso e o calendário acadêmico.

Estas atividades e ações estendem-se também aos professores estrangeiros que realizam atividades na Faculdade em todos os níveis e modalidades de ensino. Com a finalidade de harmonizar as atividades docentes com as necessidades dos Projetos Pedagógicos de Curso, e, considerando as diversas origens formativas dos docentes, a Instituição orienta seus professores, a cada semestre, nos seguintes aspectos:

Quanto à FMP:
  • Missão, Visão, Valores e Diretrizes;
  • Objetivos institucionais e o contexto regional;
  • Políticas institucionais, constantes no PDI e suas aplicações no curso.
Quanto ao Curso:
  • Objetivos do curso;
  • Perfil do egresso: habilidades e competências gerais e específicas do egresso;
  • Contribuição do seu trabalho para o perfil do egresso e os objetivos do curso;
  • Plano de Ensino Aprendizagem, Plano da Disciplina e Plano de Curso;
  • Metodologia de Ensino associada aos objetivos da disciplina ministrada;
  • Metodologia de Avaliação associada aos objetivos de aprendizagem e tratamento dos resultados;
  • Atuação do NDE e do Colegiado de Curso.

4.3.3.3 Avaliação Docente

Os docentes são avaliados semestralmente, através de formulário específico, disponibilizado no ambiente virtual, seguindo a definição dos padrões de qualidade. São observados os seguintes atributos:
  • receptividade e prontidão;
  • retorno aos questionamentos discentes;
  • a dinamicidade e a qualidade das aulas;
  • as informações sobre os critérios das atividades de avaliação;
  • apresentação de exemplos contextualizados com relação a problemas práticos, de aplicação da teoria ministrada em relação ao fazer profissional;
  • atualização com relação à interação conteúdo e prática;

    

  • promoção da compreensão da aplicação da interdisciplinaridade no contexto laboral;
  • análise das competências previstas no PPC, considerando o conteúdo abordado e a profissão;
  • promoção de ações que permitem identificar as dificuldades dos alunos;
  • exposição de conteúdo em linguagem aderente às características da turma;
  • apresentação de exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares;
  • elaboração de atividades específicas para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades e avaliações com funções diagnóstica, formativa e somativa, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período.

4.4 Procedimentos para Substituição Docente

A FMP tem previsão no Plano de Carreira da contração por prazo determinado de professores temporários para eventuais substituições. Os docentes contratados em caráter eventual deverão atender aos mesmos aspectos observados para a contratação dos demais docentes do quadro.