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Capítulo IX

Infraestrutura e Instalações Acadêmicas

A Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público está situada no Centro Histórico de Porto Alegre, em edifício comercial, ocupando 7 andares. A parte administrativa está dividida entre o 5º, 7°, 9º e 10º andares. Nesses e nos demais andares também se encontram as salas de aula, sala dos professores, salas dos professores de tempo integral, auditório, laboratório de informática, tribunal didático, núcleo de prática jurídica, escritório modelo, mestrado, sala de ouvidoria, sala para CPA e NDE, atendimento, salas de estudos em grupo e individuais, biblioteca, bistrô, área de convivência, CASS e estúdio de gravação do NEAD.

A FMP conta ainda com um setor de Logística, que a partir do ano de 2020 passou-se a chamar de Infraestrutura.

Atualmente a gestão da Infraestrutura na FMP é composta por três grandes subsistemas: Limpeza e Higienização, Serviço de Copa e Manutenção, cuja finalidade do setor é atender os processos focados em limpeza, higienização, atendimento em reuniões/eventos e conservação da Faculdade, com foco em proporcionar bem-estar a todos, atendendo as necessidades dos alunos e colaboradores da instituição.

9.1 Infraestrutura FMP

A infraestrutura física atual da FMP, para atendimento de suas atividades, está assim distribuída:
Instalações Administrativas
Quadro 11 - Instalações Administrativas
Descrição Quantidade
Sala da Presidência da Mantenedora01
Sala Direção da Faculdade01
Sala do CEO da Mantenedora01
Biblioteca01
Ouvidoria01
Sala da Assessoria Acadêmica01
Sala do Registro Acadêmico01
Sala do Arquivo do acervo acadêmico01
Salas de estudos em grupo08
Sala de estudos individuais com 25 gabines01
Sala Núcleo Jurídico01
Sala Controladoria01
Sala Recursos Humanos01
Sala de reuniões02
Sala dos Setores Técnicos Administrativos – 5 ilhas (20 colaboradores)01
Sala de Tecnologia da Informação01
Depósitos de Materiais04
Salas para arquivo de documentos administrativos02
Refeitório para corpo técnico-administrativo03
Copas para técnico-administrativos04
Sala de descanso para técnico-administrativos01
Sala de descanso da Infraestrutura01
Salas de aula
Quadro 12 - Salas de aula
Andar Salas Características Especiais
7º andar 8 Salas
1 – 42 lugares
2 – 42 lugares
4 – 50 lugares
5 – 50 lugares
6 – 42 lugares
7 – 42 lugares
8 – 42 lugares
Ar-condicionado, rede wireless em todas as salas, telas interativas touch screen, sonorização, computadores para os professores. Todas as salas possuem acessibilidade e segurança compatíveis
10º andar Mestrado 4 Salas
1012– 32 lugares
1014 – 30 lugares
1016 – 16 lugares (Pesquisa)
1018 - 16 lugares (Pesquisa)
Ar-condicionado, rede wireless ,telas interativas touch screen, sonorização, computadores para os professores. Todas as salas possuem acessibilidade. 2 salas possuem mesa oval com 16 cadeiras cada.
10º andar NPJ 5 Salas
Escritório Jurídico
Sala 1 de prática 1 – 32 lugares
Sala 1 de prática 2 – 32 lugares
Tribunal Didático – 45 lugares
Sala de mediação – 4 lugares
Laboratório de Informática
Núcleo de Prática Jurídica o escritório jurídico, onde os profissionais formados pela FMP têm à sua disposição um espaço com infraestrutura completa (mesa, cadeiras, acesso à internet, computador e telefone) para desenvolver suas atividades profissionais, promovendo a inserção no mercado de trabalho com a oportunidade de exercer sua profissão; Tribunal Didático, com audiências reais, além de mediações e audiências simuladas em disciplinas práticas; Salas de aula para prática jurídica, amplas, que prezam pelo conforto e contribuem no processo de aprendizagem do estudante, com tecnologia a partir de tela interativa touch screen, mesas redondas para interação em grupo, com computadores e impressora.
12º andar 8 Salas
12 – 42 lugares
13 – 42 lugares
14 – 42 lugares
15 – 50 lugares
16 – 42 lugares
17 – 42 lugares
18 – 42 lugares
19 – 50 lugares
Ar-condicionado, rede wireless em todas as salas, telas interativas touch screen, sonorização, computadores para os professores. Todas as salas possuem acessibilidade e segurança compatíveis.
Auditório
Quadro 13 - Auditório
Descrição Local
1(um) auditório com projeto adaptado para garantir a acessibilidade da edificação e mobiliário com 150 lugares, sendo 3 lugares para cadeirantes e 2 poltronas para pessoas obesas. Possui cabine central de comando completa para controle de todos os sistemas de iluminação, de áudio e vídeo. Palco com 24m² de área útil. Iluminação de Palco – 8 Canhões de LED com controle DMX, mesa controladora DMX, 2 trilhos com Spots de luz LED 5000K, iluminação de plateia com controle dimerizado independente. Equipamento de som – Mesa controlara de áudio Soundcraft (Ui16) Wireless, Amplificador Potencia Db Series, alto falantes arandela JBL na plateia, 2 subwoofers JBL no palco. 4 Microfones Csr Gooseneck Sem Fio Csr840, 2 microfones de mão AKG sem fio, 2 Microfones de mão Sem Fio Uhf Vokal Vwr-25mm. Equipamentos de Vídeo – 2 câmeras 4k com controle PTZ IP, mesa controladora PTZ Mod. IPKB100, computador com mesa de transmissão e gravação Virtual 4K (Vmix), suporte para transmissão 4K em diversas plataformas online. 2(duas) TVs LED 4K de 75 Polegadas de retorno para plateia. 1(uma) Tela interativa 70 polegadas 4K no palco. 1(uma) TV 32 polegadas de retorno para o palco. 6º andar
1 (um) Foyer para recepções/eventos, com área de 63 m² para recepção de alunos/palestrantes/convidados 6º andar
1 (um) Camarim com bancada, cadeiras, espelho iluminado e frigobar para palestrantes e/ou convidados. 6º andar
Sala de Professores
Quadro 14 - Sala de Professores
Descrição Local
1 Sala de professores: possui dois computadores, mesa de reuniões com seis cadeiras, ar condicionado central, escaninhos, quadro de avisos, frigobar, máquina de café, sofá para descanso e televisão conectada à canais de TV por assinatura. Sua dimensão e conservação, limpeza, iluminação, acústica, acessibilidade estão adequadas ao fluxo de docentes da IES. 9º andar
Espaços para trabalho do Professor TI
Quadro 15 - Espaços para trabalho do Professor TI
Descrição Local
6 Salas para docentes em Tempo Integral: possui 2 mesas, 4 cadeiras e 2 computadores, por sala, para os docentes realizarem suas pesquisas e atendimento aos acadêmicos 10º andar
Espaço para atendimento aos alunos
Quadro 16 - Espaço para atendimento aos alunos
Descrição Local
Atendimento Acadêmico7º andar
Atendimento Financeiro Acadêmico7º andar
Sala do Núcleo de Apoio Psicopedagógico9º andar
Sala para Coordenadores da Graduação e Especialização9º andar
Sala para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu10º andar
Infraestrutura para CPA e NDE
Quadro 17 - Infraestrutura para CPA e NDE
Descrição Quantidade
Sala com mesa de reuniões para 10 pessoas, com cadeiras, computador, rede wireless, tela interativa touch screen e armários para arquivo, compartilhada com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o Núcleo Docente Estruturante (NDE). 01
Espaço para Núcleo de Educação à Distância
Quadro 18 - Espaço para Núcleo de Educação à Distância
Descrição Quantidade
Sala do Núcleo de Educação à Distância01
Sala da secretária do preparatório01
Sala equipe técnica (som, imagem, iluminação e gravação)03
Estúdio de Gravação, corte e edição de vídeos01
Salas de gravação de videoaulas02
Instalações sanitárias
Quadro 19 - Instalações sanitárias
Descrição Quantidade
sanitários masculinos, coletivos, distribuídos do quinto ao décimo segundo andar05
sanitários femininos, coletivos, distribuídos do quinto ao décimo segundo andar06
sanitário masculino individual, com vaso sanitário e pia, para portadores de necessidades especiais, no sexto andar.01
sanitários femininos individuais, com vaso sanitário e pia, para portadores de necessidades especiais, localizados no sexton, sétimo e decimo Segundo andares.03
sanitário unissex individuais, com vaso sanitário e pia, para portadores de necessidades especiais, localizado no décimo primeiro andar01
vestiário unissex para técnicos administrativos, localizado no 5º piso.01
1 sanitário familiar, coletivo, com fraldário, localizado no 5º andar.01
Instalações de segurança pessoal
Quadro 20 - Instalações de segurança pessoal
Quadro 20 - Instalações de segurança pessoal
Equipamento Quantidade Localização
Catracas com biometria e cartão de proximidade04recepção térreo
Agentes de segurança003recepção térreo
Espaços de convivência e de alimentação
Quadro 21 - Espaços de convivência e de alimentação
Descrição Local
Cantina11º andar
Ambiente de convivência11º andar
Central de Estágios11º andar
Centro Acadêmico11º andar

9.2 Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público foi fundada em agosto de 2002 pela Mantenedora, que a cedeu para a Faculdade por ocasião do seu credenciamento.

A Biblioteca é importante órgão de apoio acadêmico aos docentes, acadêmicos, visitantes, colaboradores da instituição, bem como aos membros da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A Biblioteca foi ampliada recentemente e conta com um espaço aconchegante, com mesas para leituras no próprio acervo, acomodando dois leitores em cada mesa. Ao todo são 08 mesas com acesso à cadeirantes, inclusive.

Possui uma ampla sala para estudo individual com 25 estações de estudos, equipadas para uso de notebooks. Esta sala é bem reservada e muito utilizada em época de provas e trabalhos, devido ao silêncio que ela proporciona.  Além destes locais destinados aos leitores, também temos um espaço amplo e adequado para o acervo e o atendimento dos usuários.

A atualização do acervo acontece periodicamente, com aquisição de novos exemplares semestralmente. Salienta-se que, além da quantidade, o acervo é de expressiva qualidade.

Como a biblioteca foi um setor planejado na reforma do andar, ela está condizente com as necessidades dos usuários de um centro de informação. A iluminação foi projetada conforme a distribuição das estantes; as janelas próximas às estantes têm cortinas blecaute. A ventilação é distribuída por ar-condicional central e também com dois splits no acervo e um na sala de estudo individual. A acústica é boa na maioria da Biblioteca, exceto nas primeiras 4 mesas de leitura que fica no acervo próximo ao balcão de atendimento, uma vez que nosso acervo é de acesso aberto.

A missão da Biblioteca é promover o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, contribuindo para a evolução e a construção do conhecimento, de forma ágil e qualificada, visando a melhor formação do profissional.

Suas finalidades fundamentais são:

1.

Contribuir para a consecução dos objetivos das atividades acadêmicas e administrativas;

2.

Preservar as publicações institucionais da Faculdade, em especial quanto à normatização e produção impressa e audiovisual da Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa;

3.

Organizar as informações fornecidas aos usuários, atendendo as suas solicitações e necessidades informacionais específicas.

Compete à Biblioteca reunir, organizar, conservar, divulgar e manter atualizado o seu acervo nos diferentes campos do conhecimento, necessários para as atividades de ensino, de pesquisa, da extensão e das relações com a comunidade externa.

9.2.1 Acervo

O acervo da Biblioteca conta com um total de 8.268 títulos distribuídos em 16.724 exemplares, entre livros, folhetos, trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação, periódicos, DVDs, CD-ROM e Processos. Também é feita a catalogação dos artigos dos periódicos de assinatura corrente e de alguns periódicos permutados, totalizando 9.024 analíticas de periódicos e 316 analíticas de capítulos de livros.

Quanto a distribuição dos títulos e exemplares conforme a classificação do CNPq/CAPES.

Existe uma Política de Desenvolvimento de Coleções, no qual é realizado periodicamente um desbastamento do acervo. A atualização é realizada semestralmente, conforme a necessidade do público alvo e das solicitações específicas dos docentes. A Política prevê a renovação das bases de dados já disponíveis para acesso a comunidade acadêmica e o aumento da disponibilização do material em formato digital, tais como e-book’s, TCC-Graduação, Pós-Graduação e Dissertações.

A Biblioteca da Faculdade apresenta excelente número de periódicos, que enriquecem e atualizam o aprendizado de seus usuários, conforme o número de acadêmicos, o que pode ser constatado na tabela a seguir:

Acervo Periódicos
Tabela de Títulos da Biblioteca
Títulos Exemplares
Nacionais Estrangeiros
Publicações da FMP224
Assinaturas Digitais36-
Doações42229
TOTAL80253

Fonte: biblioteca, 2025

9.2.2 Espaço Físico

O espaço físico de 318,51 m² é distribuído harmoniosamente entre o acervo, o qual conta com 08 mesas e 02 acentos cada, uma sala de estudo individual que comporta 27 estações de estudos, além de 3 salas de estudos em grupo que permite até 6 acadêmicos por vez. O horário de atendimento da Biblioteca é amplo, pensando em melhor atender os discentes em suas necessidades de uso, abrindo de segunda à sexta–feira das 7h30min às 22h30min e aos sábados das 8h às 16h.

O mobiliário é moderno, funcional e adequado às suas finalidades.

9.2.3 Políticas de Atualização e Expansão do Acervo

A política de atualização e expansão do acervo bibliográfico, adotada pela instituição é baseada nas necessidades dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão mantidos pela faculdade, seguindo as indicações de aquisição de bibliografia do corpo docente e discente com base nos conteúdos programáticos dos cursos oferecidos e as recomendações dos padrões de qualidade das comissões de ensino do MEC. A aquisição do material bibliográfico se dá de forma contínua, com base nas solicitações de aquisição dos cursos e/ou identificação de necessidades por parte da biblioteca, e de acordo com o provimento de recursos financeiros da faculdade. A Política prevê a aquisição de uma base de dados até 2016 e o aumento da disponibilização do material em formato digital (e-book’s e TCC-Graduação e Pós-Graduação).

As principais diretrizes são:

A.

Manter o crescimento equilibrado do acervo da Biblioteca;

B.

Estabelecer critérios para seleção de materiais de informação;

C.

Identificar os materiais de informação adequados às necessidades acadêmicas;

D.

Traçar prioridades para aquisição de materiais de informação;

E.

Estipular critérios para atualização de títulos existentes;

F.

Determinar critérios para o desbastamento do acervo;

G.

Assegurar a manutenção de medidas preventivas de conservação do acervo;

H.

Estipular diretrizes para avaliação da coleção

9.2.4 Funcionamento e Serviços Prestados

Funcionamento:
O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda à sexta–feira das 7h30min às 22h30min e aos sábados das 8h às 16h.
Serviços prestados:
A Biblioteca conta com pessoal qualificado, gerenciados por Bibliotecária, que presta atendimento ao público, além de manter o acervo em condições ideais para consulta. Está informatizada, com acesso via internet para consulta e reserva, além da gestão do acervo e outros serviços necessários para atendimento de suas finalidades.

A Biblioteca presta os seguintes serviços aos seus públicos:

1.

Serviço de Referência: atender aos usuários e orientar na consulta à Base de Dados Pergamum e acervo, orientar em pesquisas em bases externas de acesso livre e organização do acervo.

2.

Orientações às Normas da ABNT: a cada início do semestre é ministrada duas aulas explicativas sobre as normas da ABNT, uma para a disciplina de TCC I e outra para TCC II. Também são realizados atendimentos pessoais presenciais, por e-mail e telefone.

3.

Serviço de Empréstimo: realizar empréstimo, devoluções e controle de reservas dos materiais, averiguar as condições físicas dos materiais, zelando pelo patrimônio do setor.

4.

Empréstimos entre Bibliotecas: realizar empréstimo de materiais com outras bibliotecas, conforme solicitação prévia.

5.

Serviço de Intercâmbio (comutação, permuta e doação): intercâmbio de informações entre a Biblioteca da Faculdade e outras Instituições, cobrança dos valores operacionais deste serviço.

6.

Editoração da Revista da FMP: controlar o recebimento de artigos a serem submetidos à avaliação às cegas, contatar os avaliadores da Revista, bem como com os autores e Corpo Editorial, designação dos artigos recebidos aos avaliadores e controle de suas avaliações.

9.2.5 Informatização

A Biblioteca possui o software Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas, que permite o acesso remoto ao catálogo online, no qual podem ser realizadas as pesquisas do material disponível no acervo, renovações e reservas de materiais, bem como o controle das datas dos empréstimos, débitos, históricos de empréstimos e áreas de interesses. O catálogo também permite uma interface de repositório digital, uma vez que, os e-books e os trabalhos de conclusão de curso são disponibilizados para downloads.

O Pergamum é bem desenvolvido e atende plenamente todas as necessidades de uma biblioteca informatizada, pois além de permitir o empréstimo, devoluções, renovações, reservas, pesquisas e catalogação de todo o acervo via sistema, ele também possui diferentes módulos de serviços, permitindo a geração de relatórios e estatísticas, o controle dos cadastros dos usuários e o registro de diferentes tipos de serviços prestados, tais como as orientações às Normas da ABNT e agendamento do uso das salas de estudos em grupo.

Pensando nas constantes mudanças das legislações e atualização constante das obras, para atender seu corpo discente tanto na modalidade EAD quanto presencial, a FMP adquiriu a plataforma digital de livros Minha Biblioteca, que possui um vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos sobre temas jurídicos atuais, relevantes e de renomados autores, advogados e juristas. A plataforma é prática, intuitiva e com diversas ferramentas inclusas, que pode ser acessada em qualquer dispositivo conectado à internet. 

Também possui acesso à três bases de dados online, onde é possível se conectar utilizando os computadores ligados à rede da FMP e via Portal do Aluno pela internet. São elas: Revista dos Tribunais Online – Base de Dados RT Online, Heinonline e a LTR Digital – O maior acervo jurídico trabalhista do país.

9.2.6 Acessos

Para os usuários é concedido, na Biblioteca, terminais para pesquisa informatizada ao Catálogo Online do Pergamum.

O acervo possui assinaturas de Plataformas Digitais Especializadas de periódicos científicos e e-books. As consultas aos dados informatizados serão feitas, observando-se os seguintes critérios:

O acesso à pesquisa especializada nas plataformas é franqueado somente aos acadêmicos, docentes, colaboradores administrativos e demais estudantes da Fundação;

A pesquisa ao catálogo online do Pergamum é remoto e não é restrito, sendo permitido o acesso aberto a todos.

9.2.7 Serviço de Empréstimo e Consulta

A Biblioteca é franqueada aos usuários para consulta local e empréstimo domiciliar. Parágrafo Único – O usuário é responsável pela guarda e conservação do material emprestado, e sua responsabilidade somente cessa mediante a restituição deste à Biblioteca, nas mesmas condições de recebimento.

Os empréstimos de obras da Biblioteca dependem do prévio cadastramento automático do usuário e sua senha pessoal junto à Biblioteca. O cadastro dos usuários para o empréstimo domiciliar é atualizado diariamente por meio da importação de dados dos estudantes matriculados no software utilizado pelo gerenciamento administrativo e educacional da Faculdade.

Para efetuar qualquer movimentação (empréstimo, reserva e renovação) é obrigatório que o usuário identifique-se pelo número de matrícula ou nome, juntamente com a senha pessoal.

O empréstimo é pessoal e intransferível. O usuário é responsável pela guarda e conservação da(s) obra(s) emprestada(s) em seu nome. O serviço de empréstimo ao usuário será efetuado até 10 (dez) minutos antes do final do expediente na Biblioteca. O material do acervo disponível para empréstimo domiciliar pode ser retirado apenas por usuários da comunidade da Escola Superior do Ministério Público e pelos membros da Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Não fazem parte da coleção destinada ao empréstimo domiciliar:

I.

Obras raras;

II.

Obras de referência, tais como dicionários, entre outros;

III.

Autos findos;

IV.

Materiais de consulta local, sinalizado pela tarja amarela na lombada;

V.

Normas técnicas da ABNT;

VI.

Material permanente, utilizado como subsídio técnico biblioteconômico e/ou administrativo.

9.3 Infraestrutura Tecnológica FMP

A infraestrutura tecnológica para atendimento às demandas administrativas e acadêmicas da FMP conta com:

  • 05 Servidores Principais, IBM 3550 modelos M3, M4, M5, Dual Processador XEON, Quadicore, 32 GB e 64 GB de Memória RAM;
  • 02 Servidores HP Proliante, XEON, Quad core, 16 GB RAM;
  • 01 Storage IBM com capacidade de 14 TB.
  • Sistema de Gestão Acadêmica GVCollege;
  • Sistema de Ensino a Distância Moodle com Sistema Operacional Linux;
  • 20 Servidores Virtualizados local e na nuvem com Sistema Operacional Linux /Windows;
  • 01 No-Break de 6 kVA e 01 No-Break de 3 KVA
Servidores Virtuais em Nuvem:
  • 01 Servidor Aplicação 8G Memória, Processador Intel xeon E5-2630 Windows Server 2016;
  • 01 Servidor Banco de Dados (DB) 16G Memória, Processador Intel xeon E5-2630, Windows Server 2016;
  • 01 Servidor Mobile 6G Memória, Processador Intel xeon E5-2630; Windows Server 2016;
  • 01 Servidor AD 6G Memória, Processador Intel xeon E5-2630, Windows Server 2016;
  • 01 Servidor Moodle 6G Memória, Processador Intel xeon E5-2630, Windows Server 2016;
  • 01 Servidor Portais 8G Memória, Processador Intel xeon E5-2630, Windows Server 2016;
  • 01 Servidor GVCentris 16G Memória, Processador Intel xeon E5-2630, Windows Server 2016;

Em 2019, foi reestruturada a Rede Lógica da Instituição, com a substituição do Switch principal e os principais Switchs departamentais, com velocidade GigaBit, além de um BackBone em GigaBit. A Rede Wi-Fi foi reestruturada com a substituição de 25 Access Point e por Access Point Ruckus (quantidade), maiores e com mais performance, implantação de Switch/Sistema de Gerenciamento Wi-Fi, foi implantado novo Firewall, Sistema Anti-Virus e Anti-Spam.

Para o atendimento das novas demandas em termos de TIC, foi necessária uma ampliação dos Links de Internet, conforme descrito abaixo:

  • 1 Links de 100 Mb Dedicado (FullDuplex) Rede Administrativa;
  • 1 Link Via Rádio (rede Administrativa)        
  • 1 Link 200 Mb dedicado para rede Academica

Os referidos Links Administrativos estão configurados em LoadBalance, proporcionando aumento de performance e segurança da rede. Atualmente a Faculdade conta com:

  • Um total 197 microcomputadores, (Desktops, Notebooks, All in One) com sistema operacional Windows 10 e windows 7.
  • 30 Impressoras;
  • Sistemas operacionais dos servidores Windows Server 2012 e LINUX e VMWare para Servidores;
  • Bancos de dados da  Microsoft SQL Server e MYSQL (livre).
  • Suíte de Trabalho Microsoft Office versão 2010.
  • Na Assessoria de Comunicação Social são utilizadas a suíte adobe Master Collection e o Corel Draw, além de um conjunto de ferramentas livres.

As instalações de softwares seguem as normas institucionais, ou seja, somente podem ser instalados softwares devidamente licenciados.

9.4 Infraestrutura de Execução e Suporte

O investimento em equipamentos e ferramentas de apoio ao processo de ensino aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e acompanhamento dos avanços tecnológicos. Em função da crescente integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos processos de comunicação e educação torna necessária a concepção de novas formas de se organizar e ofertar o ensino.

A FMP criou o Programa de Inovação Tecnológica, conjunto de projetos acadêmicos, pedagógico e tecnológico, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da instituição em termos virtuais e atender as demandas de multiplicação on-line das informações e de sua produção acadêmica. Dessa forma o avanço atende, além das exigências quantitativas de equipamentos e ferramentas, a qualificação das tecnologias para uso dos discentes e docentes.

9.5 Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação

A infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), está adequada ao atendimento das demandas da Instituição, destacando-se os seguintes recursos: Salas de Aula com Computador com acesso a Internet, Telas Interativa de 70 Polegadas, Sonorização, Climatização, conjunto de tomadas elétricas, acesso a Internet, oferecida aos acadêmicos através de rede Wi-Fi.

A instituição também oferece Salas de Atendimento, usadas pelos Monitores do Laboratório de Ensino, proporcionando espaços para a qualificação das atividades de ensino com tecnologia adequada às demandas, além de gabinetes e salas para o desenvolvimento de pesquisas, atendimento de alunos e monitoria.

A Instituição possui cobertura de rede Wi-Fi em todas as suas dependências, que possibilita aos acadêmicos, além do acesso a Internet, o acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica, através do Portal do Aluno. O Portal oferece serviços, tais como: consulta e alteração de dados cadastrais, 2ª  via de boletos, emissão de comprovantes, matrícula e rematrícula e verificação de pré-requisitos e conflitos de horários, horário das aulas, conteúdos e programas das aulas, frequência, boletim e histórico escolar, download de materiais, agendas, avisos, protocolo, etc.

Hardware:
A FMP possui:
  • 111 Microcomputadores na área administrativa;
  • 23 Microcomputadores em salas de aula;
  • 23 Telas Interativas e sistema de sonorização em salas de aula;
  • 10 Máquinas no laboratório de informática;
  • 15 Máquinas All in One no laboratório de prática jurídica 1;
  • 15 Notebooks no laboratório de prática jurídica 2;
  • 08 Servidores
  • 01 storage no data center.

9.6 Infraestrutura de Rede / Links de Dados

Para atendimento das demandas da FMP, foi estruturada uma rede lógica e WIFI, atendendo todos os andares da instituição: 6º, 7º, 8º, 9º, 10º,11º e 12º andar. Foram instaladas switch gerenciáveis, nos referidos andares, para gerenciamento e distribuição da rede. 

Para os acadêmicos, a FMP disponibiliza acesso gratuito a conteúdos relevantes para formação acadêmica. Dividido nas categorias FMP Doble, FMP Plus e FMP Gold, acadêmicos e egressos complementam seus conhecimentos através de vídeos com conteúdos de destaque. FMP DOBLE oferece a possibilidade de melhor fixação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula; FMP Plus possibilita a visualização de um percentual de videoaulas do Curso Preparatório as Carreiras Jurídicas, aderentes aos conteúdos do curso de Bacharelado em Direito e o Programa FMP GOLD possibilita o aprofundamento e a atualização do conhecimento assim como a ampliação das competências em Direito. Beneficia os estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, egressos, professores e funcionários da FMP acesso gratuito aos vídeos de palestras, congressos e cursos livres através do acesso online e gratuito.

9.7 Plano de Expansão e Atualização de Equipamentos

Dentro do PETIC (Plano Estratégico do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação), está planejada a substituição de nossos recursos de informática a cada 3 anos.A expansão do número de equipamentos é diretamente relacionada, com as demandas internas da instituição e com a implantação de novos projetos nos setores.

Atualmente a FMP possui um total de 140 colaboradores na área administrativa e professores. Possui um parque de 197 computadores d. Temos uma média superior a um (01) computador por colaborador. Levamos em consideração, neste cálculo, os computadores existentes na area administrativa, Telas Interativas e computadores dos professores em salas de aula, nas salas de Prática Jurídica 1 e 2, no laboratório de Informática e Escritório Modelo.

Os equipamentos considerados como médios, possuem as seguintes características: processador i3, 4 GigaB de memória RAM, HD de 320 Giga, monitor de 20 polegadas.  Tendo-se no parque equipamentos com processadores i5 e i7, quando o tipo de atividade exigir maior poder de processamento.

São adquiridos constantemente, novos computadores para atender as demandas de novos projetos e cursos.

9.8 Cronograma de Expansão das Instalações Físicas

Não existe previsão de expansão das Instalações Físicas no âmbito deste PDI. 

9.9 Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

No encadeamento das recomendações legais da educação inclusiva é possível perceber na Instituição o aprofundamento da discussão sobre o direito de todos à educação, o que favorece a problematização acerca das práticas educacionais que resultam na desigualdade social de diversos grupos. Pensando, pois, na educação inclusiva e considerando seus pressupostos legais e conceituais, a instituição:

  • Procura identificar as potencialidades e vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais, de sua realidade local e global a fim de promover a inclusão plena;
  • Organiza estratégias para o enfrentamento e superação das fragilidades constatadas;
  • Reconhece a necessidade de mudança cultural e investe no desenvolvimento de ações de formação continuada para a inclusão, envolvendo os professores e toda a comunidade acadêmica; e
  • Promove acessibilidade, em seu sentido pleno, não só aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas aos professores, funcionários e à população que frequenta a Instituição e se beneficia de alguma forma de seus serviços.

A Instituição busca efetivar as ações de acessibilidade pela via da responsabilidade social expressa na Lei do SINAES e do reconhecimento da diversidade não apenas do sistema, mas também dos alunos. Tem procurado observar os principais dispositivos legais e normativos produzidos em âmbito nacional e internacional que enfatizam a educação de qualidade para todos e, ao constituir a agenda de discussão das políticas educacionais, reforçam a necessidade de elaboração e implementação de ações voltadas para a universalização do acesso à educação superior, resguardadas as seguintes legislações:

  • Constituição Federal/88, arts. 205, 206 e 208: Assegura o direito de todos à educação (art. 205), tendo como princípio do ensino a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola (art. 206, I) e garantindo acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um (art. 208, V);
  • LDB 9.394/96, cap. IV;
  • Aviso Circular nº 277/96;  
  • Decreto nº 3.956/01;   
  • Lei nº 10.436/02;
  • Portaria nº 2.678/02; 
  • Portaria nº 3.284/03;
  • ABNT NBR 9.050/04; Decreto nº 5.296/04;
  • Programa Acessibilidade ao Ensino Superior/2005; 
  • Lei 13.146 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). (6 de julho de 2015);
  • Plano de Desenvolvimento da Educação/2007; e
  • Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020.

A Instituição busca oferecer infraestrutura planejada para pessoas com deficiência, com vistas a atender o que dispõe a Portaria Ministerial N° 3.284 de 7 de novembro de 2003, D.O.U. de 11 de novembro de 2003.

Uma das preocupações da FMP é oferecer aos alunos uma educação que seja inclusiva em sua essência, ou seja, busca disponibilizar a todos os seus discentes condições adequadas de exercerem o direito de acesso a uma educação de qualidade. Conscientes desses aspectos, especial atenção é dada às pessoas com deficiência, tanto no que se refere à infraestrutura adequada, quanto na preocupação em oferecer uma educação diferenciada àqueles que dela necessitam.

Desta forma, as instalações da FMP vêm sendo adaptadas para assegurar às pessoas com deficiência, na medida de suas demandas, condições de acesso ao ensino superior, de mobilidade e de utilização de equipamentos e de instalações em seus ambientes.

A FMP tem uma preocupação em melhor atender as pessoas com deficiência e atualmente conta com os seguintes itens:

  • Condição de acesso às pessoas com deficiência: O prédio onde funciona a FMP possui rampa de acesso adequada, elevador com dispositivos em braile e aviso sonoro, piso e mapa tátil e mobiliário adaptado.
  • Há banheiros acessíveis, que possuem a porta larga e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeirantes, com barras de apoio nas paredes do banheiro, vasos sanitários específicos e demais dispositivos normatizados;
  • Há banheiro familiar com fraldário.

Neste contexto, busca-se facilitar a relação discente-docente, proporcionando a aproximação e conhecimento de elementos específicos da comunicação entre as pessoas com deficiência e as pessoas envoltas no processo ensino-aprendizagem.

No que se refere ainda a alunos portadores de deficiência visual, a IES assume o compromisso formal, caso venha a ter alunos com esse tipo de deficiência, de:

  • Manter sala de apoio equipada como máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de textos para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado a computador;
  • Adotar um plano de aquisição gradual de acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático.

Quanto aos estudantes portadores de deficiência auditiva, a IES assume o compromisso formal, caso venha ter alunos com esse tipo de deficiência, de:

  • Propiciar, sempre que necessário intérprete de língua de sinais;
  • Adotar flexibilidade na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico.
  • Disponibilizar, quando necessário, no atendimento ao art. 14, § 1º, inciso VIII do Decreto nº 5626/2005 recurso didático especializado como o DosVox.
Mantém ainda as seguintes recomendações para o trato com alunos portadores de deficiência auditiva:
  • falar de forma clara, espontânea e em tom normal para o aluno surdo, pois desta forma o estudante não perderia o campo visual de fala do orador;
  • atentar para alternativas diferenciadas no estabelecimento da comunicação, tais como: valorizar a expressão facial e corporal, articular corretamente as palavras, usar vocabulário compreensível (para a maioria dos alunos surdos que têm dificuldades na língua portuguesa) bem como materiais e recursos visuais variados (mapas, gráficos, tabelas, legenda, etc.), exigir intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se assim se fizer necessário e solicitado, etc.;
  • fixar em murais os recados e avisos sobre trabalhos, provas, aulas práticas, laboratoriais, mudanças de horários de atividades programadas;
  • deixar à disposição material para fotocopiar ou indicar referências bibliográficas completas (livro, autor e editora);
  • cuidar quanto à verificação e preferência de legendas, nas programações com vídeo;
  • observar se o espaço físico apresenta dificuldades como: muita luminosidade com reflexão solar ou pouca luminosidade, excesso de barulho externo e/ou interno ao ambiente, salas e/ou auditórios muito amplos, interferindo com a inflexão do próprio som da fala do professor, distância entre a mês/púlpito do professor e os alunos.
Observado o disposto acima, a FMP visando a identificar os estudantes com necessidades especiais – especialmente os ingressantes – e a eles oferecer condições de acessibilidade e de participação no processo de ensino-aprendizagem durante todo o período de sua permanência na Instituição, estabeleceu os seguintes procedimentos:
No ato da inscrição para o processo seletivo
levantamento das eventuais necessidades especiais para realização das provas;
No ato da matrícula
o atendimento presencial permite que as demandas especiais sejam explicitadas com detalhamento;
No decorrer do curso
oferecimento de condições de acessibilidade aos estudantes que, posteriormente ao seu ingresso na Instituição, venham a apresentar deficiências, temporária ou permanente ou que tenham suas demandas alteradas. Há diálogo constante.
No decorrer do curso - Acessibilidade Metodológica
promovendo processos de diversificação curricular, flexibilização do tempo e utilização de recursos para viabilizar a aprendizagem de estudantes com deficiência.

No que se refere a alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista, a IES assume o compromisso formal, caso venha ter um aluno com esse tipo de deficiência, de cumprir as exigências da legislação vigente, quanto ao Ensino Superior.

De forma geral, o atendimento aos estudantes que apresentam dificuldades específicas de aprendizagem se pauta na construção de ações adequadas às características dos alunos, buscando fazer com que atinjam os objetivos traçados para o ensino de graduação, nas mais diversas áreas.

Ao se identificar a necessidade de apoio, o aluno da instituição – na maioria dos casos, disléxico ou disortográfico – é encaminhado ao setor de apoio psicopedagógico, que, por meio de atendimento individual, realiza o diagnóstico e o acompanhamento do mesmo, além de orientar os docentes sobre as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas, uma vez que esses alunos, muitas vezes, apresentam dificuldades persistentes na aprendizagem que não podem ser atendidas por meio de instruções oferecidas para a maioria dos discentes.

A estratégia de acompanhamento dos alunos, nesses casos, é traçada com vistas à promoção de práticas inclusivas eficazes.

Em relação ao atendimento às pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, do ponto de vista da acessibilidade arquitetônica e da eliminação de barreiras físicas e disponibilização de equipamentos, a instituição apresenta:

  • Quanto aos acessos: todos os acessos permitem fácil locomoção até a entrada principal das edificações, sem quaisquer obstáculos e devidamente sinalizados, em conformidade com a ABNT – NBR 9.050/2004;
  • Quanto às circulações internas: todas as rotas internas a qualquer ponto das edificações são acessíveis, em qualquer pavimento, por meio de rampas ou elevadores. As circulações disponibilizam sinalizações quanto à localização de instalações sanitárias adaptadas, rampas, escadas, telefones, salas de aulas e saídas;
  • Quanto às rampas: todas as rampas obedecem os parâmetros técnicos estabelecidos na ABNT – NBR 9050/2004. As inclinações seguem o índice estabelecido e suas larguras coincidem ou ultrapassam as previstas na norma. Todos os corrimãos foram confeccionados em material, dimensões e critérios executivos normatizados;
  • Quanto às instalações sanitárias: todos os prédios dispõem de pelo menos um sanitário feminino e um masculino, por pavimento, acessíveis a pessoas com deficiência. Estão adaptadas com barras de apoio nos boxes e os lavatórios dispõem de papeleiras e saboneteiras dentro da faixa de alcance normatizada;
  • Quanto ao estacionamento: oito vagas próximas às entradas das edificações, em obediência a Lei nº 10.098/2000, estão disponíveis, devidamente demarcadas com simbologia internacional, no piso e em sinalizações verticais. As vagas reservadas estão dispostas de maneira a evitar que a pessoa com deficiência tenha que circular, indevidamente, entre veículos, conforme ABNT – NBR 9050/2004;
  • Quanto aos auditórios: as entradas do auditório principal e dos mini auditórios seguem os padrões técnicos. Há reserva de espaços para pessoas em cadeiras de rodas, definidos com base no item específico da Nota Técnica. No Auditório principal, o acesso interno ao palco, desde a plateia, tem solução plana, com largura adequada. As instalações sanitárias seguem os padrões de acessibilidade recomendada;
  • Quanto a sinalização geral: em todas as áreas adaptadas para adequada acessibilidade, há sinalizações direcionais e indicativas, conforme a ABNT – NBR 9050/2004.

Em relação ao atendimento de alunos com deficiência visual ou auditiva, a IES está aparelhada para garantir as condições de acesso durante todo o período em que o interessado estiver matriculado na Instituição. Com relação aos deficientes auditivos e visuais, a Instituição disponibiliza, em seu quadro de pessoal, sempre que necessário, intérprete de LIBRAS e assessoria de especialista em Braile. Sobre esse ponto, desde 2006, a instituição tem sob contrato funcionários para serviços de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, além de oferecer cursos de treinamento em LIBRAS com o objetivo de treinar seu pessoal técnico-administrativo para atendimento a pessoas com deficiência. 

A Instituição proporciona atendimento especial às pessoas com deficiência, desde a sua inscrição no vestibular. No ato da inscrição, são feitos levantamento das eventuais necessidades especiais para realização das provas, quando, então, são oferecidos os seguintes atendimentos, com suporte técnico em sala especial: 

  • Para pessoa com deficiência visual total: prova em braile;
  • Para pessoa com deficiência visual séria, parcialmente corrigida pelo uso de lentes: prova ampliada com tamanho de letra correspondente ao corpo 24 ou, quando necessário, com oferta de auxílio de um ledor;
  • Para pessoa com mobilidade reduzida: salas de fácil acesso;
  • Para participante incapaz de efetuar marcação do cartão-resposta: auxílio para transcrição da parte objetiva da prova e da redação;
  • Para pessoa com deficiência auditiva: auxílio de pessoa com domínio na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).
  • O atendimento especial, também pode ser requisitado por gestantes, lactantes, pacientes em pós-operatório ou com um eventual problema clínico, inclusive hospitalizados, que devem declarar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento especial que necessitam para realizar a prova.

Para além da peculiaridade do vestibular, de forma permanente, o Atendimento Especial garante as condições necessárias para a melhor adaptação da pessoa com deficiência ao ambiente de estudo e trabalho, em função do nível de recursos de adaptação requerido. Há, por exemplo, casos de desenvolvimento de mobiliário diferenciado para determinados casos particulares.