A FMP dispõe de ações que tornam seu espaço institucional capaz de dar respostas às demandas dos seus discentes contribuindo para que seu itinerário formativo seja um momento de crescimento pessoal, além do crescimento para o exercício profissional. O atendimento ao aluno se consolida a partir de uma política de respeito, acolhimento e integração, estendendo-se aos egressos e aos alunos estrangeiros.
Para que esta política produza efeitos, o discente tem no Núcleo de Apoio Psicopedagógico o acolhimento para suas demandas acadêmicas sob forma de orientação e aconselhamento de matrícula, gestão de carreira, acompanhamento psicopedagógico e psicossocial, ações de prevenção e promoção de saúde e bem estar.
A concessão da Bolsa de Estudo Socieconômica ocorre a partir da publicação de edital e de seleção específica, sendo oferecida tanto para os alunos ingressantes no Curso de Direito, como para os alunos já matriculados na Instituição.
As bolsas socioeconômicas são concedidas aos acadêmicos com vulnerabilidade financeira através da concessão de descontos de 50 e 100% do valor nas mensalidades, que contribui para a permanência no meio acadêmico e a formação desejada. Os valores destinados à concessão de bolsa de estudo para estudantes representam em torno de 6% do percentual de faturamento.
A bolsa de atendimento diferenciado aos diplomados na instituição é concedida aos acadêmicos concluintes da graduação na forma de desconto de 10% a 50% nas mensalidades de curso Pós-Graduação, Preparatório para a Carreira do Ministério Público e desconto de 20% para o Mestrado. Possuímos também Bolsa de estudo parcial de 20% de desconto sobre as mensalidades destinadas aos educandos que tenham solicitado transferência de curso de outra instituição de ensino para a graduação da Faculdade de Direito da FMP.
Além destas, existem bolsas através de convênios com diversas instituições públicas e associações com a concessão de 5% a 10% de desconto na Graduação em Direito, Pós-Graduação e Mestrado aos membros, servidores e dependentes destas organizações.
O Programa de Benefícios da FMP conta também com um crédito educativo para aqueles alunos que não estejam enquadrados no grupo familiar com renda per capita bruta de até três salários mínimos, mas ainda assim não tenham condições financeiras plenas de arcar com a intergralidade das mensalidades do curso. O Crédito FMP é um crédito estudantil próprio e pode variar entre 10% a 30% de postegarção dos valores das mensalidades. O pagamento inicia-se somente após a conclusão do curso e não há a incidência de juros.
A Instituição disponibiliza em torno de 15% do percentual de faturamento anual em Bolsas, Convênios e Crédito Educacional.
A FMP criou o Laboratório de Ensino, que é um espaço de estudo para estudantes e professores. Para auxiliar os discentes, há, neste Laboratório, monitores que estão em constante interação com os professores para apoiar no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam necessidade de acompanhamento para que se apropriem dos conteúdos e possam ter melhor aproveitamento no seu percurso acadêmico.
Além de contribuir com a recuperação e aprofundamento dos conteúdos ministrados em aula, o Laboratório de Ensino qualifica os professores para o uso da tecnologia da comunicação em disciplinas específicas para enriquecimento da metodologia de ensino e coloca material instrucional à disposição do aluno, que contribui para o melhor aproveitamento das aulas.
A partir da avaliação institucional, onde são constatadas as disciplinas que demandam bons conhecimentos do nível de ensino anterior (ensino médio ou equivalente), a Faculdade oferece Oficinas de Português, Línguas e Informática para que os alunos possam suprir suas lacunas de aprendizagem. Além disso, é oferecido apoio nas disciplinas do curso sempre que necessário, tanto de forma individual, como em grupo. Há, através da qualificação docente, a conscientização sobre a importância do professor estar atento aos alunos para que possa indicar, quando necessário, recursos de recuperação para aqueles que não estão conseguindo acompanhar a disciplina.
A FMP criou, em 2011, o Programa de Inovação Tecnológica, em razão da demanda de avanços tecnológicos do mundo globalizado. A adoção das novas tecnologias tem se caracterizado por vários fatores, tais como: facilidade de acesso às informações, flexibilidade de como apresentá-las, suporte teórico armazenado e à disposição, entre outras.
O uso das novas tecnologias se tornou uma realidade em sala de aula permitindo ser apoio à realização de um projeto educacional onde a Instituição lança desafios, propõe objetivos para qualificar a estrutura curricular e enriquecer a formação do seu acadêmico. O primeiro projeto desse programa foi a entrega de materiais especializados em um tablet (computador portátil).
Foram desenvolvidos pela Instituição os Programas:
destinados aos acadêmicos do 1º e 2º semestre, que proporciona a visualização, via EaD, de um conjunto de aulas, que são gravadas ao longo do semestre. As aulas consideradas fundamentais ficam disponíveis aos acadêmicos;
destinado aos acadêmicos do 3º ao 10º semestre, que proporciona aos alunos a visualização de 42 aulas, a sua escolha, via EAD, dos Cursos Preparatórios as Carreiras Jurídicas oferecidos pela FMP.
O objetivo principal desse programa é permitir que o acadêmico crie seu espaço de aprendizagem, podendo realizar trabalhos, pesquisa, interações, individualmente, em grupo, com a turma e com o professor, na sala de aula, no espaço de convivência ou em qualquer outro lugar.
Despertar o interesse dos acadêmicos pelo aprimoramento teórico-prático, mediante o desempenho das atividades de apoio ao ensino jurídico, passíveis de serem contabilizadas como Atividades Complementares, na modalidade de ensino;
Possibilitar a formação diferenciada dos acadêmicos do Curso de Graduação em Direito, por meio da participação em diversas atividades de organização e apoio ao desenvolvimento de disciplinas do curso;
Oportunizar a participação do acadêmico em atividades de apoio à ação docente ou ao processo de ensino e aprendizagem;
Auxiliar o docente na elaboração do material didático-pedagógico;
Disponibilizar um espaço fixo – Laboratório de Ensino – material de apoio para os acadêmicos e acadêmicos-monitores;
Apoiar a ação educativa docente através do Acadêmico-Monitor que receberá orientações dos professores orientadores;
Os Monitores são selecionados, em processo específico, para atuarem no Laboratório de Ensino, auxiliando os docentes e recebendo destes elementos para apoio aos alunos com dificuldades pedagógicas. Em contrapartida, os Monitores recebem bolsa de caráter socioeducativo.
Os monitores são acompanhados diretamente pelo NAP nas suas ações.
O atendimento aos egressos é parte fundamental do processo acadêmico e o intuito da FMP é manter relacionamento próximo de seus alunos, para que possa construir seu perfil e, especialmente, apoiá-lo nas novas etapas da vida profissional.
O Programa de Acompanhamento ao Egresso é realizado por um Coordenador específico, indicado pelo Diretor da Faculdade para monitorar a caminhada profissional dos egressos e verificar as principais dificuldades encontradas. A partir daí, implementar ações e programas, notadamente por meio da manutenção de cadastro profissional atualizado, que contribuem para a sua inserção no mercado de trabalho.
A FMP integra os egressos de sua graduação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para:
Os egressos do Curso de graduação têm acesso às aulas do Curso Preparatório, Projeto FMP Plus, e todos os cursos e atividades gravadas de extensão, objeto do Projeto FMP Gold, que, por meio do Moodle, disponibiliza videoaulas. O modelo de ensino-aprendizagem baseia-se em tecnologia avançada, sendo os conteúdos disponibilizados nessa plataforma. O ambiente virtual de estudos é personalizado e disponível 24 horas.
A FMP integra os egressos de sua pós-graduação (Mestrado), como forma do PPDG da FMP se manter permanentemente atualizado quanto ao desempenho de seus egressos, no mercado de trabalho, mantendo contato permanente, por meio de correspondência eletrônica, acompanhando as publicações que são feitas após a titulação no curso, participações em eventos e vinculações a instituições de ensino para o exercício do magistério ou obtenção de demais títulos acadêmicos.
Pensando na integral formação dos alunos e na inserção dos mestres no mercado de trabalho, o PPGD oferece o projeto “Estágio de docência”. Com isso, pretende contribuir para o destaque dos egressos no mercado, considerando que, além da formação acadêmica de excelência obtida durante o curso, os alunos sairão também preparados pedagogicamente para o desenvolvimento de atividades de docência em quaisquer níveis acadêmicos aos quais se vinculem.
Após a titulação, os mestres formados pela FMP são convidados a continuar desenvolvendo as suas pesquisas junto aos projetos de pesquisa da faculdade, estes coordenados por seus orientadores, bem como a participar dos eventos realizados pelo Programa no Brasil e no exterior.
A FMP realiza, anualmente, uma pesquisa de acompanhamento dos seus egressos. Os resultados são considerados no fomento da reflexão para o curso de graduação e pós-graduação.
A pesquisa com os egressos tem como objetivo:
A Coordenação de Egressos da FMP mantém uma LP no site (https://www.fmp.edu.br/egresso/) para publicações diversas, divulgações de cursos para os Egressos e demais atividades.
Preparação de oficinas de estudo e outras atividades que estimulem o estudante ao estudo para o exame da OAB, para o ENADE, mas principalmente para a vida num compromisso social. Além disso, há o acompanhamento e a análise dos resultados dos alunos para a qualificação do curso.
A participação em eventos institucionais é estimulada através da gratuidade dos eventos e do oferecimento de eventos de grande interesse do corpo discente, tais como: Programa Carreiras Jurídicas, Fronteiras Jurídicas, Jornadas Interdisciplinares, Cinema e Direito e Literatura e Direito, que são desenvolvidos em todos os semestres.
Os Salões de Iniciação Científica têm a participação docente e discente, com apresentação de artigos, livros, palestras, etc. mostras de divulgação dos trabalhos desenvolvidos nos Grupos de Pesquisa da Faculdade.
Há apoio financeiro para participação em eventos em outras instituições de ensino ou organizações públicas e privadas que estejam relacionadas com as áreas de conhecimento do curso, com as pesquisas e ou com a extensões institucionais.
Nos Relatórios de Autoavaliação uma das potencialidades constadas é o incentivo e estudantes na participação de concursos e seminários nacionais e internacionais.
Oportunizar a troca de experiências acadêmicas, que contribuam para a melhoria qualitativa dos resultados previstos nas diretrizes norteadoras do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público.
Propiciar a aquisição e o fortalecimento de competências técnicas e de formação humanista.
Estimular a vivência de atividades de caráter complementar à formação jurídica.
Proporcionar a conquista de novas competências pessoais e profissionais, por meio da interação com outras culturas, contextos, cenários e conhecimentos técnicos e científicos.
A Faculdade tem convênio com a Facultà de Giurisprudenza della Universitá Degli Studi – Roma TRE, na cidade de Roma, Itália, com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal, e Universidad Catolica de Buenos Aires, da Argentina, possibilitando aos seus alunos da graduação e da pós-graduação realizar estudos que são aproveitados em sua formação acadêmica.
Além dos alunos de graduação e da pós-graduação, podem realizar os intercâmbios os egressos que estejam inseridos no Programa de Acompanhamento de Egressos – PAE.
Os alunos têm espaço para participação e convivência estudantil no Centro Acadêmico Sophia Sturm (CASS) com amplas instalações, favorecendo o desenvolvimento de suas atividades.
O Centro Acadêmico é parceiro institucional em atividades de responsabilidade social, como, por exemplo, a Semana Acadêmica, que é uma atividade que mobiliza os estudantes para a apresentação de eventos da graduação.
A instituição tem procurado observar os principais dispositivos legais e normativos produzidos em âmbito nacional e internacional que enfatizam a educação de qualidade para todos e, ao constituir a agenda de discussão das políticas educacionais, reforçam a necessidade de elaboração e implementação de ações voltadas para a universalização do acesso à educação superior.